Pages

domingo, 3 de fevereiro de 2008

Les soupes en carton


Quem me conhece sabe que eu sou doida por sopa. As meninas lah em casa eram felizardas ou vitimas, dependendo do sucesso ou desastre dos meus experimentos culinarios. Tou lembrando agora de um dia, tem uns três anos, eu inventei de fazer uma sopa de coxa de galinha, ficou horrivel, n sei como, mas a gente ainda tomou a gororoba. Mas n sou soh derrota na cozinha n, recentemente fiz otimas sopas, Mari e Vivi são testemunhas.

Acontece que aqui eu quase nunca cozinho. N tenho os utensilios e tambem n tenho necessidade, uma vez que eu faço minhas refeições no refeitorio do hotel, mas sabe aquela fominha antes de dormir (conselho de Denise: dorme que a fome passa! N fosse o Anderson cozinhando soh Deus sabe se ela ainda tava em peh. Por sinal, tem um provérbio francês que diz mais ou menos a mesma coisa, qui dort dîne!), voltando, para a fominha antes de dormir, eu tenho apelado para as sopas pré-prontas de supermercado. Por aqui é possivel encontra-las em poh, mas tambem em embalagem Tetra Park, acho um barato, eh soh esquentar e quebra o galho legal.

Ah, um pouco de vocabulario. Em geral diz-se em francês soupe, bouillon, potage, velouté. Tem também minestrone, a gente usa a mesma palavra em português, que eh uma sopa tipicamente italiana, feita com legumes, macarrão ou arroz. Diferentemente das sopas tradicionais, o minestrone é mais consistente, vc vê os pedaços de legume e tal.

2 comentários:

Unknown disse...

nossa!!! naum eh segredo msm que vc gosta de sopa neh "professora"???

shauhsuhaushuahsua

muita saudade!!!!

Unknown disse...

ps: a gente ta sentindo muito a diferença de vc pra prof nova... eh estranho mas a gente ta tentando se adaptar...

naum esquece de visitar a gente quando voltar viu???

bises***