Pages

sexta-feira, 7 de março de 2008

menu dégustation





Eu acesso net de três lugares aqui em Evian, mas o melhor é o espaço que o hotel disponibiliza pq de lah eu posso baixar fotos e entrar n msn, os outros são mais restritos. E eu sou tão bicuda, que moro do lado do espaço de internet do hotel, folgada... de tanto vir acessar internet, acabei fazendo amizade com a funcionaria responsavel pelo espaço. N sei se eh pq aqui eh cidade pequena e tal, mas ao contrario do que eu sempre escutei dos franceses, pelo menos aqui na haute-savoie tem muita gente simpatica, essa senhora, por exemplo, me convidou ontem de ultima hora p ir jantar na casa dela, ela e sua familia me receberam super bem. Ela mora num vilarejo vizinho (entre 2 e 3 km), MAXILLY, numa dessas casas fofinhas, de madeira (foto acima). Ela tem um jardim, e uma horta e cria galinha e coelho. Eles tem um quintal grande, que tem pé de cereja, de maçã... pena q agora tah tudo depenado por causa do inverno... eh o marido dela que cuida d quintal.
Eu descreveria o jantar como menu dégustation, foi a minha vez de assumir o papel de 'cliente' hehehehe pq eles me fizeram experimentar um monte de coisa, comecamos por um aperitivo, um muscat bem doce, com um salame preparado em casa pelo marido, Eric, delicia... depois eles me serviram des atriaux, eh um preparado de figado com carne de porco, temperos, em formato redondo, achatado, como um hamburguer gordo, p quem gosta de figado, como eu, faz festa, mas eh um prato exotico, n deve agradar a todos paladares, eh um prato regional, bem interior mesmo, vc n encontra p comprar, eh feito em casa. Com os atriaux um tinto bordeaux, mas como eu sou mais vinho branco, quebrei a regra e fui de Edelzwicker, um vinho d'Alsace. Em seguida, uma rapida degustação de queijos, nenhum fedorento, pq desses fedorentos eu mantenho boa distância :) . De sobremesa: um sorvete de café. Mas pense como eu bebi e misturei tudo, no final ainda experimentei três tipos de gnôle, uma bebida destilada a partir de frutas, todas produzidas por Eric, com as frutas do seu quintal, é um troço forte, como cachaça, eu diria, n me desceu muito bem... Pra finalizar finalizar, um chazim, e eu jurando que era 10 da noite, ja era 1 da manhã, ops, a gente nem viu o tempo passar. E eu ja fui convidada pra uma fondue na terça... vou entrar de férias, povo, eu mereço!


P.s.: As fotos acima foram cedidas por Viviane. Na seqüência: sua casa na primavera passada; os coelhos que moram n seu quintal; o seu jardim coberto de neve no inverno passado.

4 comentários:

Anônimo disse...

bien l'article janete ! C'était bien ça ! Maintenant tu vas connaître la fondue savoyarde !! Tu vas l'avoir la saudade !

Anônimo disse...

Janete
Sua simpatia lhe rendeu um segundo convite(lembro daquela visita a Publier), ê coisa boa! Só na mordomiaa!
Come muito fondue de chocolate e queijo por mim!
J'adoooooore!

Janete disse...

Viviane,
la saudade, sure! bisous
Aleksandra,
Mas realmente que povo legal, neh nao? Tou aproveitando por nos, viu?
bisous

Anônimo disse...

Migaaa, estive em Minas Gerais ...bom de mais da conta a culinaria uai...lembrei muito de vc lá...rsrsrsrs