Pages

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Na montanha






Na semana passada, Martine, uma simpatica senhora que trabalha conosco no hotel, ofereceu a mim e a minha colega alemã Susann (a mesma que aparece nas fotos de Annecy) um almoço tipicamente francês em sua casa e um passeio pela montanha.
Martine mora numa cidade vizinha, Publier. Eh uma cidade pequena, menor que Evian, cheia de casas superfofinhas, casas de madeira, com jardim, adoro!
Fomos recebidas na casa do seu companheiro para o almoço. Pra começar, uma torta de cebolas com azeitonas preparada por Martine. Pra beber, un bordeaux blanc. Eu n tenho conhecimento na area de vinhos, mas na minha leiga apreciação, delicia!!! Bebi três taças. Martine e seu companheiro confirmaram que era um vinho muito bom. Em seguida, fromage à Raclette. Para a Raclette é necessario um utensilio especial. Existem varios modelos, no hotel, por exemplo, eu vi um grande de madeira, e na casa de Martine, era um pequeno, com 4 compartimentos para derreter o queijo e um espaço grande para colocar as batatas, elétrico, em ferro agate, eu acho, que foi colocado no centro da mesa. Cada qual tem um prato com frios diversos, Martine nos serviu presuntos variados, fatias de queijo, picles e linguiça, uma especial preparada em casa por seu esposo, aprovadissima, vou inclusive pedir a receita. Cada pessoa põe suas fatias de queijo pra derreter e em seguida dispõe sobre as batatas. As batatas que Martine nos serviu eram especiais, cultivadas na horta de seu companheiro. Eu ja disse a ela que ela vai ter que me apresentar um homem assim, foi ele quem preparou quase todo o almoço. Adoro homens que cozinham! Voltando ao menu, de sobremesa, uma salada de frutas. E estavamos preparados para nossa escalada a montanha.
Segundo Martine, a cada inverno tem menos neve. Não tem muita neve na montanha esse ano, eh o aquecimento global, concordamos todos. Mas tinha neve suficiente pra me fazer feliz. Caminhamos por volta de 5 km e valeu muito a pena (fotos acima). Estivemos em duas estações de esqui, mas eu so olhei, tou criando coragem pra praticar, mas antes do inverno acabar, eu quero esquiar.

P.S.: Eu sei q eu tou parecendo uma cega nas fotos com esses oculos e o bastão, mas foi o jeito!

7 comentários:

Anônimo disse...

É tudo très beautiful!!! A ideia do blog é um sucesso. É lindo! As fotos são magicas, dificeis de acreditar como reais. E o melhor: vc descreve tudo com alma de reporter! Esta aplaudidissima por tudo!! Beijos e não esqueça da minha lembrancinha, kkkkkk. Ah, eu tenho um pedido, quando for à Paris pode olhar p mim os preços das peças da dior? Thanks a lot!!

Anônimo disse...

Sua boba... eu tava me sentindo a mô desprezada de todos os tempos... o blog tem tudo a ver comigo e eu era a única que não sabia... fiquei super comovida com o nome do blog... cara, me deu uma coisa... nada melhor que isso pra honrar nossas idéias juntas... o petit-pois não saiu aqui, mas foi passear no mei du mundu... kkkkk! Menina... um dia quero ir nesse lugar junto com vc, topas? Caramba Jan... que lugar perfeito! Tudo o que eu sempre sonhei na vida. Não se preocupe, a partir de agora e vou devorar os posts. Ah... vou passar pro P.V. Bjus... Te mao miga!

Unknown disse...

Jan, como a paisagem é lINDA, concordo com Eder são mágicas e uma realidade dificil de acreditar, nós só conheciamos atraves de filmes. Amiga só tenho a dizer muio obrigada por compartilhar esses momentos magnificos com a gente.
Aproveite por vc, por mim tb, tá!!!!!!!

Janete disse...

Eder,
so tu p dizer très beautiful! rs. Vc tem uma colaboração p a criação do blog, eu ja tava c a ideia na cabeça ha um tempo, ai qdo vc me mandou aquele e-mail sugerindo o fotolog foi uma motivação. Vou pensar na sua lembracinha, sim! Ah, se vc quiser, eu estou indo p Genebra sabado, lah tem Dior, que artigos lhe interessam? Eu sei q eu sou chata, mas eh a vida, eu tou de folga sabado e eu vou dar um pulinho na Suica!
Mari,
pois eh, eu disse q eu tinha uma supresa p ti, sabia q ia te agradar. E eh claro q eu topo escalar a montanha c vc aqui, temos q consultar nossas agendas. Eh uma paisagem incrivel mesmo. Legal a ideia de passar p o P.V., por sinal eu quero o link do blog dele tambem. Ah, e avisa p ele, q eu com meu sotaque nordestino tou m virando muito bem falando frances por aqui. rs! Bjao,
Dê,
eu q agradeço de vc aparecer sempre por aqui p dar uma olhada. E pode deixar q eu aproveito sim por nos duas.
bj grande.

ivąท ℓiʍą disse...

Lôra!!!!!

Ow inveja das fotos, adoro planaltos, viajo vendo fotos assim, fico logo pensando no meu cigarrim e uma caninha pra esquentar os côro.

Bjos Jan

Ivanilson Lima

Janete disse...

cigarrim e caninha p esquentar os côro eh a tua cara! se vc, com sua linguagem tecnica, diz adorar planaltos, rs!, ia se divertir bastante por aqui.
bjs,

Savinhu disse...

Ei gata, q massa, esse 'cidade cenográfica', kkkkkkk!! As paisagens são realmente magnífica!
Só uma coisinha, vc sabe q eu cozinho neh (hihihh).

mais outro beijo!