Pages

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

um pequeno ops! resumo











Tudo começou no dia em que eu estava na casa da Adri estudando para a prova de sintaxe da professora Marcia, quando começamos a ter uma daquelas interminaveis conversas sobre o que fazer da vida afinal. A conclusão: resolvi levar a sério o velho projeto de passar um tempo no exterior. Por onde começar? Pela mala, que comprei da Monikete, parcelado em três vezes, amigo eh pra essas coisas... Como levantar a grana pra pagar um intercâmbio? Muita fé e batente. O destino: a França. Depois de muito ler, perguntar, fazer mil ligações, me decidi pela I.E. Intercâmbio no Exterior para organizar minha viagem. Embora eu sempre tenha sido desconfiada do serviço das agências de intercâmbio em geral, devo registrar aqui que tudo se passou como combinado, e que a equipe da I.E. trabalhou da melhor forma para que tudo corresse bem.
E então, depois de toda a documentação, prova de francês, entrevista em francês, confirmação da vaga de trabalho, compra da passagem, seguro e outras coisas que eu n lembro agora, eu parti do aeroporto internacional Pinto Martins, no dia 05 de dezembro de 2007. Despedida brusca da familia e dos amigos que estavam lah firmes e fortes para me dar apoio. Ultimos detalhes das pendências deixadas no Brasil resolvidos por telefone celular quase dentro do avião, que loucura! Foi uma correria. E finalmente, a ficha caiu, eu estava mesmo indo embora, foi o que eu senti qdo o avião decolou. Depois, 7 horas de vôo, como diria Clau, ninguem merece! Chegada em Lisboa, passagem pela imigração, três perguntinhas, e o tal carimbo, que alivio! Em seguida, ligação para casa p dizer q o avião n caiu nem sofreu um ataque terrorista e que tudo se passa bem. Algumas horas de conexão, e finalmente embarquei no vôo Lisboa-Paris. Dia 06 de dez, por volta das 17:30, horario local, voilà, je suis à Paris! Aeroporto Orly. A agência me deu as instruções para chegar ao albergue a partir do CDG, mas tudo bem. No centro de informações do aeroporto, comecei a gastar o meu francês para descobrir como chegar ao albergue. Informações não muito precisas na minha opinião de pessoa que estah chegando em Paris pela primeira vez na vida, mas, principalmente com a ajuda de uma francesa de traços asiaticos muito simpatica, consegui chegar ao albergue um pouco depois de 8 da noite. E n eh facil carregar uma mala pelo metrô em Paris n, viu? Soh p deixar bem claro, eh um inferno subir e descer aquelas escadas com bagagem.
O albergue: péssimo, mas soh foram duas noites, então deu para passar. Como tive q resolver um monte de coisa como abrir conta em banco, comprar ticket para viajar p a cidade onde eu trabalho dentre outras coisas, n deu p ver muita coisa em Paris, mas deu p ver a torre Eiffel com todo o brilho das suas luzes da ponte Mirabeau, que me remete ao belo poema de Guillaume Apollinaire ... l'amour s'en va, comme cette eau courante, l'amour s'en va... plagiando a mastercard, não tem preço!
Dia 08: gare de Lyon, comme d'habitude, em cima da hora, peguei o tgv com destino a Bellegarde, e em seguida, o ter, bellegarde com destino a Evian-les-bains, onde moro e trabalho temporariamente.
Ok, o trabalho n eh facil e tem dias q eu penso em mandar meu chefe para a ***, mas ça va! Ser garçonete no exterior n eh facil, eh preciso ter sangue frio p continuar, mas tambem tem dias agradaveis, eh a vida! Aproveito as folgas para fazer pequenas viagens, a região Haute Savoie eh muito bonita, ha paisagens incriveis, vale a pena conferir. Alem do mais, a Suiça fica literalmente do lado, então vale a pena! Nas proximas postagens, prometo fotos e mais novidades.

2 comentários:

Metamorfose Produções disse...

Oi, Jan!
A idéia do blog foi bem legal... Mas tô escrevendo pra dizer - nunca disse antes pra vc!: "que incrível que vc conseguiu"!!!
Lembro um dia a gente conversando lá na REU e eu disse q iria viajar e tal e vc disse q tb iria, mas demoraria pra juntar a grana suficiente... eu desisti e vc foi mesmo!
Sei que trabalhar de garçonete não deve ser fácil mas colocar os planos em prática é vitorioso! E quando o sonho não é tão fácil assim, como ir pra França, deve ser mais satisfatório ainda!
Tenho orgulho de vc, gata!
Quem sabe eu não te visito, hein? :)
Beijão e fica bem!

Janete disse...

Nostalgia total eu lembrando desse dia ai, a gente falando sobre planos de viagem. Ei, vc n desistiu, soh adiou, neh? hehehe. Tou esperando sua visita mesmo!
Bjão! Se cuida, hein? E vê se vem logo por essas bandas.