Pages

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Exposição de Fernando Rabelo na galeria Jorge Amado da ALLIANCE FRANÇAISE: IMAGENS DE UM FLÂNEUR BRASILEIRO EM PARIS.

A Exposição de fotografias intitulada "Imagens de um Flâneur Brasileiro em Paris" do fotógrafo Fernando Rabelo acontecerá do 06 a 18 de outubro de 2008 na Aliança Francesa de Fortaleza.

Rabelo esteve na França durante nove meses desenvolvendo seu mais recente ensaio fotográfico A idéia surgiu a partir de estudos de Rabelo sobre a importância do "olhar estrangeiro" na história da fotografia francesa. Desde a segunda metade do século XIX, após o surgimento do daguerréotipo, a contribuição dos estrangeiros enriqueceu a fotografia de Paris. Vindos de várias partes do mundo, eles transformaram a cidade luz na "capital da fotografia mundial". Não é de se estranhar que em várias épocas surgiram tantos profissionais vindos de Nova York, Berlim, Budapeste, Roma, Amsterdã, entre outras. Artistas consagrados como André Kertézs, Germaine krull, Robert Capa, Brassaï, Man Ray deixaram uma extensa e representativa obra fotográfica tendo Paris como cenário.

A sábia inocência do "olhar estrangeiro" lhes permitiu melhor captar e eternizar momentos inesquecíveis na história da fotografia universal de Paris, uma das cidades mais fotografadas do mundo, fonte de inspiração permanente dos "poetas da luz". A proposta de Fernando é tentar expressar em imagens a poesia do cotidiano da cidade, permeado por momentos de extrema beleza estética retirados a partir do simples olhar diante do banal. Olhar a metrópole "de fora", como estrangeiro, mas não como turista e testemunhar seu movimento. Esse é seu grande desafio.

Fernando Rabelo percorreu a cidade como um "flâneur", desvendando becos, ruas, igrejas, pontes e personagens de uma Paris popular e cosmopolita, Sempre à espera do momento mais propício, de uma luz particular, a lente amorosa de Fernando Rabelo encarna a nostalgia de uma Paris cheia de ternura, captando uma atmosfera carregada de imaginação e de história. Produzindo, por opção, imagens coloridas, em película, Rabelo realiza um jornal visual, fotografando a pulsão do dia-a-dia da cidade berço dos direitos humanos, tendo registrado mais de duas mil imagens.

Fonte: http://www.aliancafrancesa-fortaleza.com.br/vida.htm

0 comentários: