Pages

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Posso cozinhar de novo

O fogão já chegou, só falta instalar o gás. Passei no mercantil e já comprei várias coisinhas pra voltar a cozinhar.

Pratos que eu quero fazer:

Do blog Quiche de Macaxeira

Pão de Queijo Caseiro

Essa foi a primeira vez que eu fiz pão de queijo. Comprei o polvilho e usei a própria receita da embalagem. Era pra ser mais uma experiência, mas não é que deu certo? Ficou bem no ponto, adorei o resultado. Outro ponto importante pra mim na receita foram as medidas: a maioria das receitas de pão de queijo pedem copos e pratos como medida, o que pra mim sempre dá errado.
Ingredientes:
500 g de polvilho azedo
250 ml de leite
100 ml de água
100 ml de óleo vegetal*
1 colher (sopa) de sal
4 ovos
300 g de queijo meia-cura ralado grosso (usei de minas padrão)
Coloque o polvilho em uma vasilha funda e larga. Leve ao fogo o leite, a água, o sal e o óleo. Quando ferver, jogue sobre o polvilho. Mexa bem com uma colher de pau. Deixe amornar por cerca de 20 minutos e acrescente os ovos previamente batidos. Misture bem com as mãos. Acrescente o queijo ralado e amasse bem. Deixe esfriar, unte as mãos com um pouco de óleo e faça as bolinhas. Leve para assar em forno quente (200°) por cerca de 20 minutos ou até que os pães estejam dourados (os meus levaram mais de 30 minutos). Rende quase 30 pãezinhos.
*Já ouvi falar que o melhor óleo pra pão de queijo é o de soja, mas não sei o motivo, nem se é verdade.
Fonte: Embalagem do Polvilho.

Pães, Quiches e Tortas

Torta de Abóbora com Queijo e Tomates


Preciso deixar bem claro que a massa dessa torta é sensacional, tanto em textura como em sabor. O preparo dela é semelhante ao de um bolo, o que talvez não seja muito prático pra algumas pessoas, mas acredite que vale a pena usar a batedeira numa receita salgada. Acabei esquecendo de usar o leite dessa vez, mas fez pouca ou nenhuma diferença.
Ao dizer que a massa é deliciosa, não quero diminuir o papel do recheio, afinal o queijo com tomates refogados no alho também ficou incrível, mas se você quiser tentar a versão original com carne de sol e cebola, fique à vontade.
Quero dedicar essa torta à minha amiga Akemi, do Pecado da Gula, um dos meus blogs preferidos, que comemora 6 anos essa semana e que está recebendo pratos para a comemoração. Espero que goste, querida! Parabéns!

Acredito que agora esteja tudo certo, mas caso haja algum problema com os comentários, me avisem nas postagens anteriores!
Ingredientes:
Massa:
250 g de manteiga
4 gemas
4 claras em neve
50 de queijo parmesão ralado
400 g de abóbora cozida e amassada em consistência de purê
100 ml de leite (não usei)
250 g de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
Pitada de sal (ou a gosto)
Recheio:
1 dente de alho picado ou espremido
1 colher (sopa) de azeite
1 pimentão vermelho sem pele picado
200 g de tomates assados ou tomate seco a gosto picado
100 g de queijo coalho ralado (ou outro queijo de sua preferência)
200 g de creme de leite
Sal e pimenta a gosto, se necessário
Para o recheio, refogue ligeiramente o alho e o pimentão no azeite. Apague o fogo e junte os tomates, o queijo e o creme de leite, misturando tudo. Os tomates assados ou os tomates secos já são temperados, portanto teste o tempero e verifique se precisa de sal e pimenta. Reserve para esfriar enquanto prepara a massa.
Preaqueça o forno em 180°. Unte e polvilhe uma assadeira ou refratário (usei um refratário médio, de 28×18 cm). Na batedeira, bata a manteiga com as gemas e o parmesão por 10 minutos. Acrescente a abóbora, o leite, a farinha de trigo, o sal e o fermento e misture. Com uma espátula, incorpore, com cuidado, as claras em neve. Despeje metade da massa no refratário, distribua o recheio por cima e cubra com a outra metade. Se desejar, polvilhe queijo (não fiz). Leve para assar por 22 a 30 minutos (até que doure e passe no teste do palito).
Fonte: Adaptada de uma receita do Curso de Confeitaria do Senac.

0 comentários: