Na semana passada, Martine, uma simpatica senhora que trabalha conosco no hotel, ofereceu a mim e a minha colega alemã Susann (a mesma que aparece nas fotos de Annecy) um almoço tipicamente francês em sua casa e um passeio pela montanha.
Martine mora numa cidade vizinha, Publier. Eh uma cidade pequena, menor que Evian, cheia de casas superfofinhas, casas de madeira, com jardim, adoro!
Fomos recebidas na casa do seu companheiro para o almoço. Pra começar, uma torta de cebolas com azeitonas preparada por Martine. Pra beber, un bordeaux blanc. Eu n tenho conhecimento na area de vinhos, mas na minha leiga apreciação, delicia!!! Bebi três taças. Martine e seu companheiro confirmaram que era um vinho muito bom. Em seguida, fromage à Raclette. Para a Raclette é necessario um utensilio especial. Existem varios modelos, no hotel, por exemplo, eu vi um grande de madeira, e na casa de Martine, era um pequeno, com 4 compartimentos para derreter o queijo e um espaço grande para colocar as batatas, elétrico, em ferro agate, eu acho, que foi colocado no centro da mesa. Cada qual tem um prato com frios diversos, Martine nos serviu presuntos variados, fatias de queijo, picles e linguiça, uma especial preparada em casa por seu esposo, aprovadissima, vou inclusive pedir a receita. Cada pessoa põe suas fatias de queijo pra derreter e em seguida dispõe sobre as batatas. As batatas que Martine nos serviu eram especiais, cultivadas na horta de seu companheiro. Eu ja disse a ela que ela vai ter que me apresentar um homem assim, foi ele quem preparou quase todo o almoço. Adoro homens que cozinham! Voltando ao menu, de sobremesa, uma salada de frutas. E estavamos preparados para nossa escalada a montanha.
Segundo Martine, a cada inverno tem menos neve. Não tem muita neve na montanha esse ano, eh o aquecimento global, concordamos todos. Mas tinha neve suficiente pra me fazer feliz. Caminhamos por volta de 5 km e valeu muito a pena (fotos acima). Estivemos em duas estações de esqui, mas eu so olhei, tou criando coragem pra praticar, mas antes do inverno acabar, eu quero esquiar.
P.S.: Eu sei q eu tou parecendo uma cega nas fotos com esses oculos e o bastão, mas foi o jeito!