Pages

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Na montanha






Na semana passada, Martine, uma simpatica senhora que trabalha conosco no hotel, ofereceu a mim e a minha colega alemã Susann (a mesma que aparece nas fotos de Annecy) um almoço tipicamente francês em sua casa e um passeio pela montanha.
Martine mora numa cidade vizinha, Publier. Eh uma cidade pequena, menor que Evian, cheia de casas superfofinhas, casas de madeira, com jardim, adoro!
Fomos recebidas na casa do seu companheiro para o almoço. Pra começar, uma torta de cebolas com azeitonas preparada por Martine. Pra beber, un bordeaux blanc. Eu n tenho conhecimento na area de vinhos, mas na minha leiga apreciação, delicia!!! Bebi três taças. Martine e seu companheiro confirmaram que era um vinho muito bom. Em seguida, fromage à Raclette. Para a Raclette é necessario um utensilio especial. Existem varios modelos, no hotel, por exemplo, eu vi um grande de madeira, e na casa de Martine, era um pequeno, com 4 compartimentos para derreter o queijo e um espaço grande para colocar as batatas, elétrico, em ferro agate, eu acho, que foi colocado no centro da mesa. Cada qual tem um prato com frios diversos, Martine nos serviu presuntos variados, fatias de queijo, picles e linguiça, uma especial preparada em casa por seu esposo, aprovadissima, vou inclusive pedir a receita. Cada pessoa põe suas fatias de queijo pra derreter e em seguida dispõe sobre as batatas. As batatas que Martine nos serviu eram especiais, cultivadas na horta de seu companheiro. Eu ja disse a ela que ela vai ter que me apresentar um homem assim, foi ele quem preparou quase todo o almoço. Adoro homens que cozinham! Voltando ao menu, de sobremesa, uma salada de frutas. E estavamos preparados para nossa escalada a montanha.
Segundo Martine, a cada inverno tem menos neve. Não tem muita neve na montanha esse ano, eh o aquecimento global, concordamos todos. Mas tinha neve suficiente pra me fazer feliz. Caminhamos por volta de 5 km e valeu muito a pena (fotos acima). Estivemos em duas estações de esqui, mas eu so olhei, tou criando coragem pra praticar, mas antes do inverno acabar, eu quero esquiar.

P.S.: Eu sei q eu tou parecendo uma cega nas fotos com esses oculos e o bastão, mas foi o jeito!

Annecy











Ha duas semanas eu estive em Annecy, uma das principais cidades da região haute-savoie. Fica ao redor do lac d'Annecy, um lago de montanha de beleza peculiar. Eu passei uma meia hora parada, sentada, soh apreciando.
Fiquei dois dias em Annecy e me hospedei num albergue da juventude da rede hostelling international. O atendimento e as instalações impecaveis com uma vista maravilhosa da montanha. Recomendo!
Annecy propõe atividades diversas. Esportes: caminhar pela cidade, escalar a montanha, voar de para-quedas. Eu soh caminhei, mas quero voltar para voar de para-quedas. Cultura: Palais de l'Isle (terceira foto), construção medieval que data do século XII, jah serviu como centro administrativo, tribunal de justiça, asilo de idosos, prisão. Château d'Annecy (sexta e sétima fotos), antiga residência de condes e duques de Genebra, atualmente um museu. Tem um outro centro cultural, mas estava fechado. Nessa época não ha muitos turistas. Eu estive no Palais de l'Isle e no Castelo, mas foi uma visita rapida, sem guia. Me concentrei mais na construção em si que nos artigos expostos. Me senti na idade média mesmo! Essa eh a velha Annecy. Compras: diversas lojas de grandes redes na nova Annecy, durante les soldes (liquidação), dah pra fazer a festa!

Para chegar a Annecy, peguei o trem aqui na estação de Evian. O trajeto leva em média 2h pq n tem linha direta, eh preciso fazer conexão. Eu adoro andar de trem. Jah durante o trajeto, dah p aproveitar bastante. Indo pra Annecy, eu fiquei supercontente pq passamos por um trecho complementamente coberto de neve. Eu comecei a gritar, minha colega me dizendo p eu me aquietar. E eu boba, morta de contente vendo aquele monte de neve. Foi liiindo! Neve de perto pela primeira vez na vida. E qdo eu cheguei na estação vi dois homens fazendo bolas de neve e jogando entre si. Adorei! Doida p fazer a mesma coisa, mas n deu tempo! N deu tempo filmar o melhor trecho, n estavamos preparadas, mas depois filmamos um outro, n eh grande coisa, tem pouca neve, mas compartilho um pouco do trajeto com vcs, assim mesmo.

Natal





Eu sei que a gente tah quase em fevereiro, mas eu quero postar uma foto do natal. Eu passei o dia 24 em companhia dos colegas do hotel trabalhando. Mas aproveitei p beber um espumante antes de começar o trabalho, afinal natal eh natal.

A primeira foto eh a praça principal de Evian decorada para o natal e a segunda sou eu no refeitorio do hotel (self du personnel).

Le lac Léman/lac de Géneve

Fonte: Wikipédia





Como jah disse no primeiro post, eu estou morando em Evian-les-Bains, é uma cidade pequena, que fica às margens do lac Léman/lac de Géneve, um lago que fica entre a França e a Suica, em geral do lado de cah, ele é chamado lac Léman, e do lado da Suica é chamado lac de Géneve. Quem olha aqui de Evian, vê Lausanne, uma cidade da Suica, no horizonte do lago. E pra quem quer ir a Lausanne, tem o barco (bateau) com horarios regulares todos os dias, o percurso n leva mais que meia hora, eu disse que a Suica fica do lado.


Des gros mots

Gente, o que eu escuto o tempo todo aqui, como palavrão é Putain!, os franceses dizem isso o tempo todo. Em seguida, o palavrão mais comum, Merde! Quando a raiva é muito grande eles dizem os dois juntos: putain merde! Também é muito comum a expressão ça fait chier! Não saiam dizendo isso por ai n, pq n é nada gentil. Comportem-se!
Quando tem engarrafamento, ou quando tah tudo desordenado, eles dizem c'est un/le bordel!
Esses são os mais comuns, mas vou investigar algum coleguinha francês para fazer uma lista mais completa, ok? Aguardem!

Au supermarché




On a trois types de lait: le lait entier (100% gras), le lait demi-écremé (50% gras), et le lait écremé (0% gras).
As fotos acima foram tiradas no supermarché CASINO, é uma rede grande de supermercados.

Vocabulaire

Pensando nos meus alunos e amigos que estudam francês, começo a partir de hj a publicar expressões em francês, coisas que eu vejo nos supermercados, que eu escuto no trabalho, na tv, enfim, compartilhar a experiência que eu estou tendo aqui. Se alguém quiser saber alguma palavra ou expressão especifica pode deixar um comentario que eu tento descobrir por aqui.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

O hotel royal resort







Eu trabalho num hotel de luxo, um palacio, como dizem por aqui. E eh um luxo mesmo! Como sempre se pode encontrar o lado bom de uma coisa, a vantagem de ser garçonete eh que eu tenho acesso a cozinha, aos vinhos, aos queijos... soh n gosto da maneira como os chefes de cozinha gritam o tempo todo, eles estão sempre gritando e dizendo palavrão, faz parte do métier, eu acho.




Pra quem quiser conhecer melhor o hotel, deixo o link: http://www.royalparcevian.com/page/p-762/art_id-/hotels/evian_royal_palace/.



As fotos acima são do hotel e de seus arredores. Eh uma vista magnifica!




um pequeno ops! resumo











Tudo começou no dia em que eu estava na casa da Adri estudando para a prova de sintaxe da professora Marcia, quando começamos a ter uma daquelas interminaveis conversas sobre o que fazer da vida afinal. A conclusão: resolvi levar a sério o velho projeto de passar um tempo no exterior. Por onde começar? Pela mala, que comprei da Monikete, parcelado em três vezes, amigo eh pra essas coisas... Como levantar a grana pra pagar um intercâmbio? Muita fé e batente. O destino: a França. Depois de muito ler, perguntar, fazer mil ligações, me decidi pela I.E. Intercâmbio no Exterior para organizar minha viagem. Embora eu sempre tenha sido desconfiada do serviço das agências de intercâmbio em geral, devo registrar aqui que tudo se passou como combinado, e que a equipe da I.E. trabalhou da melhor forma para que tudo corresse bem.
E então, depois de toda a documentação, prova de francês, entrevista em francês, confirmação da vaga de trabalho, compra da passagem, seguro e outras coisas que eu n lembro agora, eu parti do aeroporto internacional Pinto Martins, no dia 05 de dezembro de 2007. Despedida brusca da familia e dos amigos que estavam lah firmes e fortes para me dar apoio. Ultimos detalhes das pendências deixadas no Brasil resolvidos por telefone celular quase dentro do avião, que loucura! Foi uma correria. E finalmente, a ficha caiu, eu estava mesmo indo embora, foi o que eu senti qdo o avião decolou. Depois, 7 horas de vôo, como diria Clau, ninguem merece! Chegada em Lisboa, passagem pela imigração, três perguntinhas, e o tal carimbo, que alivio! Em seguida, ligação para casa p dizer q o avião n caiu nem sofreu um ataque terrorista e que tudo se passa bem. Algumas horas de conexão, e finalmente embarquei no vôo Lisboa-Paris. Dia 06 de dez, por volta das 17:30, horario local, voilà, je suis à Paris! Aeroporto Orly. A agência me deu as instruções para chegar ao albergue a partir do CDG, mas tudo bem. No centro de informações do aeroporto, comecei a gastar o meu francês para descobrir como chegar ao albergue. Informações não muito precisas na minha opinião de pessoa que estah chegando em Paris pela primeira vez na vida, mas, principalmente com a ajuda de uma francesa de traços asiaticos muito simpatica, consegui chegar ao albergue um pouco depois de 8 da noite. E n eh facil carregar uma mala pelo metrô em Paris n, viu? Soh p deixar bem claro, eh um inferno subir e descer aquelas escadas com bagagem.
O albergue: péssimo, mas soh foram duas noites, então deu para passar. Como tive q resolver um monte de coisa como abrir conta em banco, comprar ticket para viajar p a cidade onde eu trabalho dentre outras coisas, n deu p ver muita coisa em Paris, mas deu p ver a torre Eiffel com todo o brilho das suas luzes da ponte Mirabeau, que me remete ao belo poema de Guillaume Apollinaire ... l'amour s'en va, comme cette eau courante, l'amour s'en va... plagiando a mastercard, não tem preço!
Dia 08: gare de Lyon, comme d'habitude, em cima da hora, peguei o tgv com destino a Bellegarde, e em seguida, o ter, bellegarde com destino a Evian-les-bains, onde moro e trabalho temporariamente.
Ok, o trabalho n eh facil e tem dias q eu penso em mandar meu chefe para a ***, mas ça va! Ser garçonete no exterior n eh facil, eh preciso ter sangue frio p continuar, mas tambem tem dias agradaveis, eh a vida! Aproveito as folgas para fazer pequenas viagens, a região Haute Savoie eh muito bonita, ha paisagens incriveis, vale a pena conferir. Alem do mais, a Suiça fica literalmente do lado, então vale a pena! Nas proximas postagens, prometo fotos e mais novidades.